5 verdades sobre o SPFW

Minha primeira vez no São Paulo Fashion Week foi em janeiro de 2007, na edição de inverno daquele ano. Desde então fui em mais duas edições, porém dei uma leve traumatizada em relação ao evento. Listo aqui os cinco motivos que mais me fizeram perder o encanto pela “maior semana de moda do Brasil”.  E isso não quer dizer que ele seja ruim, feio, bobo e mal, ok? Foi uma experiência pessoal, só iria novamente se fosse a trabalho. Talvez alguém ache o máximo as coisas que vou listar aqui. 

Não é tão glamouroso quanto vendem
Uma boa parte das pessoas está ali trabalhando, de verdade. Super comum você ver modelos e jornalistas correndo de um lado pro outro pra conseguir chegar a um desfile, ou chegar na sala de imprensa pra atualizar seu veículo de comunicação. São poucas as pessoas ricas e glamourosas que aparecem montadas e pagando de bonita pelos corredores. Muito provavelmente essas mesmas pessoas só estão a caminho dos lounges, então sinta-se sortudo por ter cruzado com uma delas.

Backstage do Jefferson Kulig, Verão 2010



Fardinha de It Girl

O que você espera em um evento de moda? Looks incríveis, claro! E sim, há aquelas pessoas que ousam e chegam incríveis, mas a maioria das pessoas se veste de forma comum. Porém, de um modo geral o “comum” poderia ser substituído por “igual” tranquilamente. Em uma das edições que eu fui haviam duas grandes tendências: calça skinny dentro da bota, tipo Kate Moss, e as galochas coloridinhas/ bonitinhas/ estampadinhas. Nove entre dez pessoas estavam usando uma dessas duas referências. Sim, pessoas do sexo feminino e do sexo masculino.

Kate Moss e o combo skinny + botas

Quem é você na noite paulistana? 
Durante o evento eles sempre fazem questão de você saiba que não é ninguém (ou é só mais um). Começa logo na entrada, que se você não tiver convite não entra, e ainda recebe olhares reprovadores da hostess. E mesmo com convite, ainda há os níveis de acesso (e de simpatia da hostess, claro). Se o seu convite for primeira fila de uma marca incrível, será super bem tratado, poderá ir a todos os lounges e ganhar vários “mimos”. Porém, se você tiver apenas o convite de alguma marca patrocinadora terá acesso apenas a alguns  (poucos) lounges, e passará a maior parte do tempo vagando pelos corredores da Bienal, vendo os desfiles pelos telões.

Lalá Rudge: ela é alguém na noite paulistana

O mito das celebridades
Todo tipo de celebridade (ou sub-celebridade) aparece por lá. Você sabe mais ou menos o “quilate” dela pelo nível de comoção que ela causa. Jamais uma ex-BBB causará o mesmo furor de uma Gisele Bündchen.  Além disso, elas são peças raras durante o evento. A maioria chega minutos antes do desfile e vai embora logo que ele acaba, ou então no máximo passa em algum lounge pra tirar fotos e fazer a social (lounge esse que dificilmente você terá acesso). Portanto, se você espera pegar autógrafo ou tirar foto com alguma celebridade, as chances de você sair de lá de mãos abanando são enormes.

SaSato fazendo a linha selvagem



E a passarela?

No meio de todo esse circo há passarelas e desfiles, sabiam? Mas se você não tiver contatos muito bons ou não for uma celebridade, provavelmente não verá uma passarela sequer durante o evento. Mas no final do dia isso não faz muita diferença, porque 90% do que é apresentado nunca irá para as ruas. E o pouco que vai será absurdamente caro, ou seja, só vai ser visto nas ruas dos Jardins, em São Paulo. Diria até que quem gosta realmente de ver os desfiles e prestar atenção nas peças consegue ter uma visão melhor de casa, pelo computador.

Triton Verão 2012/2013

Fotos: Reprodução

Post Author
Ianarã Bernardino
Apaixonado por moda, música e tudo que é novo e interessante. Diretor Criativo, Stylist, & Designer.

Comments 3

  1. Leticia Sayonara
    mar 25, 2013 Reply

    Excelente post, Ian! Super verdades.

  2. Cynthia Germanna Candido Fernandes
    abr 12, 2013 Reply

    Salvei esse post. Sem mais. (:

  3. Caroline Beltrame
    abr 19, 2013 Reply

    Nunca li tantas verdades na minha vida!

    Realmente tudo isso que você falou e muito mais.

    Beijos

    hardsakura.blogspot.com.br

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *