Minhas receitas vegetarianas preferidas

Quem me acompanha pelo Instagram (@ianarabernardino, segue lá!) já sabe que eu amo cozinhar e estou sempre postando fotos dos pratos que eu faço. Fui vegetariano por alguns anos, voltei a comer carne por um tempo e desde o final do ano passado cortei as carnes novamente da minha alimentação. Existem vários mitos e lendas associadas ao vegetarianismo e veganismo, por isso recomendo a leitura desse link onde há várias referências para entender melhor esse estilo de vida.
Não, você não precisa se tornar vegetariano para poder fazer essas receitas, certo? Elas são deliciosas até mesmo para quem não vive sem um bifinho. Além disso, vou revelar alguns dos meus truques em cada uma delas. Selecionei apenas seis, mas há muitas mais que eu vou compartilhar com vocês no futuro. Então não tem do que reclamar, é só vestir o avental e mãos a obra!

Arroz ao Curry com Vegetais

arroz-ao-curry-com-vegetais

Ingredientes:
1 xícara bem cheia de arroz integral
1 cebola picada
1 colher de sopa rasa de curry
2 pimentas-de-cheiro picadas
1/2 xícara de azeitonas picadas
1/3 de repolho cortado em tiras
Água quente
Azeite e sal a gosto
Cebolinha picada para decorar

Modo de preparo:
Em uma panela grande e com tampa refogue a cebola no azeite até dourar. Em seguida, junte o arroz, o curry, a pimenta-de-cheiro e as azeitonas, mexendo sempre até incorporar tudo. Adicione água suficiente para que fique imerso, mais uns dois dedos de água acima da mistura. Deixe a panela semi tampada e aguarde a água evaporar. Quando chegar no nível do arroz, antes de secar completamente, coloque o repolho por cima e tampe a panela por uns cinco minutos. Depois abra a panela e misture tudo. Ele fica meio úmido mesmo, mas se você gostar dele mais sequinho, é só deixa mais uns minutinhos no fogo. Por fim, coloque a cebolinha picada por cima na hora de servir.
Dica: Rale uma cenoura e misture com o repolho antes de colocar na panela, dá uma dose extra de cor e sabor ao prato.

Macarrona Vegetariana do Ianarã

macarrona-vegetariana-do-Ianarã

Ingredientes:

1 pacote de macarrão (uso espaguete ou linguine)
1 xícara de proteína texturizada de soja previamente hidratada (na embalagem ensina como fazer direitinho)
4 dentes de alho picados (ou 1 cebola picada, o que você curtir mais)
1 saquinho de molho de tomate (aquele que tem a mesma medida da lata, sabe?)
1 pitada de pimenta caiena (serve a calabresa também)
1 colher de sopa rasa de salsinha (uso desidratado mesmo)
1 colher de chá de estragão desidratado
1 colher de chá de alecrim desidratado
1 caixinha de creme de leite pequena (ou 1/2 lata)
Azeite, noz moscada e sal a gosto
Manjericão fresco a gosto

Modo de preparo: 
Prepare o macarrão como de costume, no tempo indicado na embalagem. Reserve. Em uma panela, doure o alho (ou a cebola) no azeite e adicione a soja. Refogue um pouco, e então adicione o molho de tomate. Vá adicionando os temperos e mexendo até ficar tudo bem incorporado. Por fim, adicione o creme de leite, misture e desligue o fogo. Coloque a noz moscada (eu uso a bolinha ralada na hora) e o sal. Na hora de servir, coloque as folhas de manjericão por cima do prato.
Dica: Se você quiser, pode adicionar uma lata de milho e/ou meia xícara de azeitonas picadas.

Pastelão de Banana com Chocolate e Cobertura de Morango

pastelão-de-banana-com-chocolate-e-cobertura-de-morango

Ingredientes:
Pastelão
1 rolo de massa para pastel pronta
6 bananas cortadas em tiras diagonais (só pra ficar mais bonito, mas pode ser em rodelas mesmo)
1 barra de chocolate meio-amargo triturada (pode ser mais se você for chocólatra como eu)
Canela em pó
Cobertura
500g de morangos picados em temperatura ambiente (comprei a versão congelada, que vende em atacados)
1/3 de xícara de água
1 xícara de açúcar

Modo de preparo:
Unte um refratário retangular com azeite, abra a massa pronta e corte um pedaço que seja um pouco menor que o dobro da largura da forma. Coloque a massa aberta, metade dentro e metade fora do refratário. Monte o pastelão deixando aproximadamente um dedo de distância das bordas (para poder fechar) e até a metade da massa. Alterne uma camada de banana, uma pitada de canela e uns punhados chocolate triturado. Essas medidas vão dar em média duas camadas. Feche a massa de acordo com as instruções da embalagem e leve ao forno médio por 20-30 minutos. Para a cobertura, leve ao fogo baixo (o mais baixo possível), a água e o açúcar sem mexer até que o açúcar se dissolva completamente. Quando isso acontecer, adicione os morangos e mexa até dissolvê-los e a calda engrossar um pouco. Quando for servir o pastelão jogue a calda por cima (não precisa esperar esfriar, ok?).
Dica: Pode colocar maçãs junto às bananas no recheio, mas elas não ficarão tããão molinhas quando a banana, o que ocasiona uma mistura de texturas bem interessante.

Lasanha Vegetariana do Ianarã

Ingredientes:
1 pacote de massa pré-cozida
400g de queijo mussarela
Queijo parmesão ralado a gosto
Molho vermelho
1 xícara de proteína texturizada de soja previamente hidratada (na embalagem ensina como fazer direitinho)
1 1/2 saquinho de molho de tomate (o que tem a mesma medida da lata)
1 cebola picada
1 colher de sopa rasa de manjericão desidratado
1 colher de sopa rasa de salsinha desidratada
Pimenta e sal a gosto
Molho branco
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga
2 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo
1 litro de leite (eu uso Leitíssimo, clica no site e descubra porquê)
Noz moscada e sal a gosto

Modo de preparo:

Molho vermelho: Refogue a cebola até dourar. Adicione a soja, misture bem, e depois adicione o molho vermelho e os temperos e deixe cozinhar um pouco. Reserve.
Molho branco: Coloque a manteiga na panela e deixe derreter. Em seguida, coloque a farinha de trigo e frite-a um pouco. Vá colocando o leite e incorporando aos poucos, sem parar de mexer. Espere ferver e engrossar um pouco, desligue o fogo e coloque a noz moscada (eu uso a bolinha ralada na hora) e o sal.
Montagem: Coloque um pouco de molho no fundo do refratário e coloque uma camada de massa. Em seguida, alterne uma camada de molho vermelho, uma de queijo, uma de molho branco e mais massa, até terminar com uma camada de queijo. Coloque um pouco de parmesão para dourar e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Abaixo tem um vídeo bem curtinho desse processo.

Sopa de Cebola Quase Francesa

sopa-de-cebola-francesa

Ingredientes:
3 cebolas grandes cortadas em tirinhas bem finas (tipo julienne – quanto mais fina melhor)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de azeite de oliva (um fio generoso)
1/3 de xícara de vinho branco (eu testei com vodka e também dá certo)
1 colher de chá de alecrim
Sal e pimenta a gosto
1 litro de fundo de legumes (eu usei um saquinho de caldo de legumes light dissolvido em um litro de água, por questões de tempo mesmo)
Modo de preparo:
Coloque a manteiga e o azeite em uma panela e deixe derreter. Em seguida, coloque a cebola e cozinhe em fogo baixo mexendo sempre, até ela caramelizar. Para saber o ponto, basta olhar o fundo da panela, irá se formar um fundo marrom (isso não é queimado, não se preocupe). Não deixe ficar preto o fundo da panela. Quando vir que formou bastante fundo, coloque o vinho branco (ou a vodka) e mexa bem, até todo o marrom se soltar da panela. Aumente um pouco o fogo e deixe o vinho quase secar (cuidado para não queimar a cebola). Abaixe novamente o fogo, adicione o alecrim e a pimenta e mexa bem. Adicione o fundo (ou caldo) de legumes e deixe em fogo médio até que ferva. Cozinhe por 15 minutos com a panela tampada. Desligue o fogo e adicione o sal, se necessário. Sirva com pão fresco ou torrado. 

Yakissoba Vegetariano

yakissoba-vegetariano

Ingredientes:
1 pacote de macarrão tipo linguine
2 cenouras cortadas em tiras
2 cebolas cortadas em cubos grandes
1/2 repolho cortado em tiras
1/2 pimentão cortado em tiras (usei o vermelho, mas pode ser o verde ou os dois)
300g de brócolis
1 colher de sopa de amido de milho
1 xícara de chá de água
1 colher de sopa de açúcar
250ml de shoyu
Azeite para refogar

Modo de preparo:
Prepare o macarrão normalmente, como indicado na embalagem, e reserve. Em uma panela grande (ideal seria a frigideira wok, mas uma panela grande já rola), coloque azeite e frite o macarrão. Isso mesmo, frite-o e reserve novamente. Na mesma panela, coloque um pouco mais de azeite e refogue primeiro a cenoura. Depois de um tempinho, adicione a cebola. Mais um tempo, coloque o pimentão e o repolho. Espere um pouco e coloque o brócolis, incorporando delicadamente. Em seguida, adicione o shoyu, o açúcar, dissolva o amido de milho na água e coloque essa mistura na panela. Mexa delicadamente até engrossar um pouco. Por fim, desligue o fogo e adicione o macarrão, misturando-o ao molho. 
Dica: Você pode adicionar outros vegetais, como couve-flor ou abobrinha em tiras. 
Fotos: Ianarã Bernardino
Post Author
Ianarã Bernardino
Ataco de Diretor Criativo, Designer & DJ. Também ataco de astrólogo (pros amigos) e de master chef (quando tô de bom humor). :)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *