As maravilhas do Leite de Aveia

Sabe aquela coisinha simples, que você inclusive já fez algumas vezes, mas nunca se deu conta do quão incrível era? Pois é, foi exatamente essa sensação que tive quando (re)descobri o leite de aveia. Ele é um ótimo substituto para o leite de vaca e o creme de leite, além de ser super saudável e poder ser usado de várias formas. Segundo o site Vista-se, “o leite de aveia é rico em fibra, é isento de colesterol e lactose, e contém vitamina E, ferro, entre outras vitaminas e minerais.
A aveia é também rica em fitoquímicos, produtos químicos das plantas que ajudam a lutar contra doenças como o câncer e doenças cardiovasculares.
”  A receita dele é hiper fácil, olha só:
Ingredientes:
1 xícara de aveia (em pó ou em flocos)
2 xícaras de água
Modo de preparo:
Deixe a aveia de molho na água por, no mínimo, meia hora. Depois bata tudo no liquidificador e coe em um pano de prato ou em um coador de voal e pronto! Fácil, né? 
Nessa proporção ele fica mais cremoso, mas se você preferir mais líquido é só adicionar um pouco mais de água. Eu gostei dele cremoso mesmo e testei de algumas formas:
  • Coloquei ele em um molho de macarrão para substituir o creme de leite, e ficou incrível! E nem precisa de outra coisa para engrossar o molho, pois ao esquentar o leite de aveia engrossa normalmente.
  • Usei no preparo de um suco de mamão e ficou delicioso. Bati uma xícara de leite e meio mamão no liquidificador. Como gosto dele mais docinho usei um pouco de melado de cana, mas se você quiser nem precisa adoçar. 
  • Esquentei um pouco desse leite e misturei achocolatado. Fica tipo um chocolate quente bem cremoso e, o melhor, bem mais saudável!
E não jogue as sobras da aveia fora! Elas também são úteis para outras coisas: você pode usar no preparo de outras receitas (como bolos ou patês) ou para incrementar suas frutas no café da manhã (banana amassada com essa aveia fica super!). É possível utilizar também como tratamento estético: é só você aplicar sobre a pele em movimentos circulares, esperar uns quinze minutinhos e depois lavar. Além de fazer uma leve esfoliação na pele, a aveia é um poderoso hidratante natural. Ah, li em algumas fontes que dura até cinco dias na geladeira, mas por ser algo natural prefiro deixar no máximo três dias. 

Vocês curtem posts sobre alimentação saudável? Gostariam de ver algum tema abordado aqui no blog? =) 

Foto: Chubby Vegan

Post Author
Ianarã Bernardino
Ataco de Diretor Criativo, Designer & DJ. Também ataco de astrólogo (pros amigos) e de master chef (quando tô de bom humor). :)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *