22 ações para começar agora e melhorar o resto da sua vida

Que eu adoro listas não é novidade. Ainda mais quando elas ajudam a gente a refletir e nos tornar pessoas melhores. Fiz algumas nessa linha, como as 10 dicas de felicidade de acordo com a ciência, 22 coisas que pessoas criativas fazem diferente das outras e 13 coisas que pessoas mentalmente fortes não fazem. Então quando eu vi o link para essa lista no site do jornal americano The Huffington Post resolvi clicar e dar uma lida. 
O que eu mais curti não foi exatamente o conteúdo da lista, pois muitos desses tópicos são vistos em muitas outras do gênero, mas sim a forma como o autor as escreveu. Gostei bastante da linguagem dele e, por isso, resolvi traduzi-la e compartilhar com vocês. Há algumas coisas que eu quis acrescentar no texto, então coloquei entre parênteses, ok? Fiquem agora com a lista de autoria de Andy Giroux. Espero que vocês curtam tanto quanto eu. Ah, e os gifs são por minha conta, hehehe

22 ações para começar agora e melhorar o resto da sua vida 

1. Faça exercícios. E, se puder, faça-os pela manhã. Isso ajuda em vários aspectos. Vai fazer você dormir melhor a noite e ficar mais alerta durante o dia. Ajuda a acordar de manhã fazendo seu sangue correr. Afia a mente e ajuda você a manter o foco, além de aliviar o estresse. Além desses há muitos outros benefícios.

2. Não diga “farei isso amanhã” ou “eu não tenho tempo”. Amanhã é uma terra imaginária que nunca chega e, em 99% dos casos, quando as pessoas dizem essas frases elas querem dizer realmente “eu prefiro ser preguiçoso”.

3. Não dê desculpas, apenas faça. Se há algo que você quer fazer, seja alguma coisa que pensa que será divertido, uma nova experiência ou que vá te fazer crescer e melhorar suas habilidades então vá e coloque em prática. Essa ação vai junto com a número 2. Se você está dando desculpas então significa que você não quer aquilo tanto quanto diz (e eu digo mais: muitas vezes se gasta mais energia inventando motivos para não fazer do que fazendo aquilo que se quer).

Vencedores não inventam desculpas quando o outro lado está em ação.

4. Leia livros. Saia da internet. Pare de ler artigos inúteis de três parágrafos e leia algo substancial. Isso te ajudará a expandir o vocabulário, a abrir a sua mente, a inspirar pensamentos e criatividades reais, além de muitas outras vantagens.

5. Tenha certeza de entender o seu credit score. (Pelo que andei lendo, não é muito utilizado no Brasil, mas enfim…)

6. Economize dinheiro. Seja agressivo quanto a isso. Nos próximos 5-10 anos você provavelmente ficará bastante feliz de ter tomado essa atitude.

7. Não guarde rancor. Não alimente o ódio. Requer muita energia ficar com raiva das pessoas, portanto não faça isso. Deixe as coisas fluírem. E se uma pessoa continuar inspirando em você esses sentimentos ruins, afaste-se e deixe-a ir. É simples assim.

8. Ria e sorria. Sempre. Está tendo um dia ruim? Primeiro, dê um sorriso. Bem grande. De orelha a orelha. Force. Sorrir não acontece apenas quando você está feliz, mas sempre deixará você um poucos mais feliz. É cientificamente comprovado. Então vá para o Youtube (eu sei que mais cedo eu disse para sair da internet, mas rir é uma necessidade), veja alguns vídeos engraçados e apenas ria. Isso vai ajudar.

9. Pare e sinta o cheiro das flores. É ótimo querer ser cada vez melhor, mas você também precisa saber quando é a hora de parar, ter um tempo só seu e relaxar. Deixe as suas baterias recarregarem.

Você precisa realmente relaxar.


10. Seja sempre grato. Por vezes pode ser difícil no momento perceber que o que você já possui é muito bom, mas de vez em quando pare e pense sobre tudo o que já tem em sua vida. Sempre há alguém que tem menos por isso você deveria estar sempre feliz pelo que tem. É bom querer ser sempre melhor e não aceitar as coisas como estão, desafiar o status quo, mas, ao mesmo tempo, se você está sempre seguindo em frente e nunca pára para apreciar o que e quem está ao seu redor então, um dia, quando você finalmente parar, pode perceber que não sobrou nada.

11. Seja caridoso. Não só com seu dinheiro ou seu tempo, mas com quem você é. Ser caridoso não é somente dar algo quando faz sentido, é também ser o tipo de pessoa que muda o caminho para ajudar uma senhora a atravessar uma rua escorregadia (ou movimentada). É dar gorjeta para uma garçonete mesmo que ela tenha sido um pouco grossa com você, provavelmente ela está em um momento muito ruim. É sorrir para aquela pessoa próxima a você no ônibus que parece triste, talvez até perguntar se ela precisa conversar. É dar uma chance para aquela moça que precisa de um emprego mesmo que o currículo dela não esteja tão incrível.

12. Seja egoísta. Às vezes. Isso pode soar contraditório, mas acredite em mim. De vez em quando é preciso ignorar todo mundo e sair um pouco de circulação por você. Vá para aquela viagem de esqui. Compre aqueles sapatos que queria. Soa um pouco vaidoso, mas saiba que se você não tiver uma mente sadia e um corpo sadio então como vai ajudar os outros a fazer o mesmo?

Sem arrependimentos, apenas amor.

13. Mantenha o seu telefone no bolso quando estiver com seus amigos e familiares. Curta o momento com eles. Você pode sempre usar tecnologia, mas nem sempre terá tempo com seus entes queridos.

14. Não seja tímido. Fale com as pessoas. Não tenha medo de começar uma conversa com estranhos. Qual a pior coisa que pode acontecer? Eles vão te ignorar? Serem mal educados? E daí? Você nunca mais terá que falar com eles novamente. Essa experiência não só te ensinará como não ter medo da rejeição, mas também mostrará como expandir sua rede de contatos, ser apresentável, e talvez até conhecer pessoas muito legais.

15. Ouça. Quando alguém estiver falando com você, OUÇA. Não fique pensando no que vai dizer, mas ouça realmente o que estão dizendo. Então, quando a pessoa terminar de falar, você pode pensar no que vai responder.

16. Seja você mesmo, mas não seja um idiota. Nunca tenha medo de ser quem você é. Não se preocupe com as opiniões (boas ou ruins) que as outras pessoas tem a seu respeito. Curta a vida e a si mesmo. Se alguém não gosta do modo que você é então não precisa deles na sua vida. Simples assim. Ao mesmo tempo, se todo mundo que conhece parece te achar um idiota, então talvez você precise dar um passo atrás e reavaliar suas atitudes.

Se você não consegue se amar, como você conseguirá amar alguém?

17. Viaje. Sempre que puder, viaje. É uma ótima coisa a se fazer. Te faz abrir-se para muitas coisas que nunca poderia experienciar no seu pequeno cantinho do mundo. Sejam estilos de vida ou culturas que você nunca imaginou, ver a natureza de uma nova perspectiva, ou dar-se um choque de realidade e ver que há algo extremamente errado com a distribuição de poder e riquezas no mundo. Viajar pode te levar a uma grande introspecção e provocar os seus pensamentos.

18. Seja mente aberta. Você não sabe de tudo. Nunca saberá. Ninguém poderia entender tudo então esteja sempre ciente disso.

19. Ame como um filhotinho. Não tenha medo de deixar os outros se aproximarem. Ame incondicionalmente. Se o seu coração se partir, ele irá se curar, e você vai aprender. Mas não deixe que isso te feche para novas relações. Da mesma forma, certifique-se de que apenas pelo fato de você amar tão abertamente não vai deixar os outros pisarem em você. Não é errado deixar alguém que te tratou mal mas ainda assim sentir um forte sentimento por essa pessoa. Muitos de nós já passamos por isso.

20. Pergunte porquê e seja curioso. Porquê é uma das palavras mais poderosas que nós temos como humanos. Ela pode abrir várias portas e nos encaminhar para vários conhecimentos. Da próxima vez que alguém te disser algo, ao invés de simplesmente aceitar, pergunte o por quê. Vá mais fundo. Aprenda.

Eu não sabia disso. Me conte mais.

21. Siga suas paixões e seus sonhos. Faça o que você ama e o que curte. Não se acomode em um emprego, em um relacionamento, em absolutamente nada. Se você acredita que é capaz de mais, então corra atrás dos seus objetivos, mas não esqueça de manter pelo menos um dedinho no chão para que você não perca tudo de bom que já possui.

22. Seja uma criança. Esse é onde culminam vários das ações anteriores. Ser uma criança significa amar como um filhote. Abrir os braços com uma abençoada ignorância. Viajar para onde quiser, olhando as coisas com uma curiosidade inigualável por qualquer adulto. Você vê tudo por uma perspectiva criativa e deixa sua imaginação fluir ferozmente. Quando você estiver em um táxi não estará apenas no seu caminho para o trabalho evitando o trânsito, você está evitando os caras maus e em uma missão para salvar o mundo. Não julgar e não tomar conclusões precipitadas, apenas aceite. Ouvir e aprender tão intensamente que outras pessoas podem pensar que você não está nem ai para o que estão dizendo, mas um dia você irá repetir o que disseram e surpreendê-los. Você pergunta o porquê pois realmente quer entender. Ser você mesmo é normal porque ainda não aprendeu a ser nada além de si mesmo, e ao mesmo tempo sua imaginação te permite ser e fazer o que você sonhar. Como criança, você pode ser bastante egoísta e, da mesma forma, surpreendentemente caridoso por não gostar de ver os outros tristes. Rir e sorrir são ações constantes porque não há tantas coisas melhores do que isso. Você guarda seu dinheiro e suas moedinhas no seu cofrinho porque sabe que um dia irá comprar algo grandioso. Cada dia é novo e excitante. Não dar desculpas para não fazer algo é comum porque você não as tem, quando há algo que quer fazer, algo com que sonha, você corre atrás porque não te disseram que não pode. É difícil entender porque todo mundo acha que é impossível. Você é apenas a melhor versão de si mesmo porque é assim que a vida tem que ser.

Agora eu entendo que muitos devem estar pensando “essa idiota vive em uma terra de fantasias”. E você está certo. Aqueles que me conhecem podem confirmar, eu acredito que sou capaz de tudo. Odeio falhar porque creio que eu não deveria.

Algumas pessoas me acham muito pretensioso, mas não é exatamente isso. É que eu acredito que há mais. Acredito fortemente na frase “Aquele que diz que pode e aquele que diz que não pode estão ambos geralmente certos”.

Tento ativamente viver da forma como disse acima e, enquanto pode parecer otimista demais e bastante açucarado, entendo que a vida pode ser dura, mas isso não significa que você tem que deixá-la te abater. Aquelas pessoas sobre as quais você lê, que viveram além de sua morte através de seu legado, essas pessoas acreditaram em algo mais. Eles acreditaram que poderiam ser mais. Eles não acreditavam em desistir. Não tinham medo de falhar porque tudo o que viam era eles mesmo além da linha de chegada em um futuro onde o mundo era um lugar melhor ou onde eles haviam atingido seus objetivos e, a única razão pela qual ninguém consegue ser assim… é porque estão se segurando. Se você não está feliz com a sua vida, se não está feliz onde está, então mude. Você pode fazer isso. Você só precisa acreditar.

Autor da lista: Andy Giroux
Fonte: The Huffington Post
Imagens e gifs: Reprodução

Post Author
Ianarã Bernardino
Apaixonado por moda, música e tudo que é novo e interessante. Diretor Criativo, Stylist, & Designer.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *