Eu já havia participado de outros editoriais fazendo parte da equipe de produção, mas como produtor de moda e stylist foi a primeira vez. Basicamente eu pensei no conceito e escolhi as peças, locações e modelos que utilizariamos para as fotos, além de fazer as combinações que foram fotografadas pelos talentosíssimos Lucas Haddad e Ravaneli Mesquitta. Admito que fiquei bastante inseguro, pois minhas decisões influenciariam em todo o andar do processo, saca? Grandes posições, grandes responsabilidades.
O editorial Bourgeois Bohème partiu da minha obsessão inspiração na efervescência do final da década de 60 e início dos anos 70, quando os jovens começaram a se engajar em movimentos de contracultura, contestando os valores e padrões vigentes na época. Nada a ver comigo, né? A própria ideia do bourgeois bohème (burguês boêmio, o nome que escolhi para esse trabalho) já é bastante paradoxal, porque coloca em evidência o burguês que tem acesso a todos os luxos mas prefere o estilo de vida simplista dos boêmios.
A partir dessa referência e bebendo em fontes como a Rive Gauche de Yves Saint Laurent (que fazia prêt-à-porter em uma Paris dominada pela couture), o streetstyle dos anos 70 e campanhas da extinta D&G (segunda marca da Dolce & Gabbana), desenvolvemos um trabalho de misturas e contrastes, seja diluindo o limiar entre masculino e feminino, seja misturando várias estampas em uma mesma imagem ou até mesmo contrastando o estilo boho das peças e acessórios com a rigidez e crueza do espaço urbano ao redor.
O editorial foi desenvolvido completamente por talentos locais, parceria entre a agência HiLo Management, que me convidou para encabeçar esse trabalho, e a marca Jardim de Ideia, que cedeu as peças e a maior parte dos acessórios do editorial. As fotos foram feitas nas imediações do Mercado de Petrópolis, um ponto tradicional da cidade do Natal, e foi uma experiência incrível pra mim. Deixo aqui o meu muito obrigado à Fabiana Mota, que me convidou para esse trabalho, e a todos os envolvidos direta ou indiretamente na realização desse que, espero, seja o primeiro de muito editoriais que estão por vir. 🙂
Ficha Técnica
Produção de Moda e Styling: Ianarã Bernardino
Fotografia: Lucas Haddad e Ravmes
Modelos: Bárbara Sodré (Hi-lo Models) e Rodolfo Suassuna (Hi-lo Models)
Maquiagem: Manssura Massud
Assistentes de Produção: Amelice Furini e Fabiana Mota
Roupas e acessórios: Jardim de Ideia e Acervo
Editoração e tratamento de imagem: Ianarã Bernardino
Agradecimentos: Jardim de Ideia, Brechó do Café, Mercado da Foto, Paula Bernardino e Fernando Silveira Campos
Comments 4
mag barbosa
jan 27, 2016ficou lindo, ian, parabéns! eu adoro esse estilo fim dos anos 60 e 70. amei as roupas, os acessórios, tudo! <3
Ianarã Bernardino
jan 31, 2016Obrigado! ❤
Adriana Lima
fev 2, 2016Parabéns pelo trabalho.
Ficou de muito bom gosto, eu AMEI :*
E que venham outrosss 😉
Ianarã Bernardino
fev 2, 2016Muito obrigado! Espero que venham outros em breve 🙂