O FEMM veio pra confirmar algo que acho que vocês já perceberam: ando fissurado nos artistas orientais. Eles conseguem unir música, conceito e visual de forma única, ousada e interessante. Já fiz um post sobre bandas de k-pop aqui no blog, agora é a vez do j-pop (pop japonês) ganhar uma menção honrosa.
O Far East Mention Mannequins (abreviado para FEMM), é um projeto musical que retrata “manequins da vida real” e todo o seu talento. Emily Kaiho e Hiro Todo são as líderes-criadoras da FEMM Agency Syndicate, uma agência fictícia que apóia a independência e os direitos dos manequins. Kaiho dá vida dentro do projeto à manequim RiRi e à sua própria agente, a Honey-B; já Todo é a manequim LuLa e agente W-Trouble. Além da música, elas são consideradas o “primeiro duo de manequins do mundo”.
Pouco se sabe como nasceu a dupla, o que se sabe é que em outubro de 2013 foi lançado o canal delas no Youtube com um teaser do projeto, onde LuLa e RiRi andam pelas ruas de Tóquio falando sobre a revolução dos manequins que se instalaria nos anos seguintes. Foi assim, com ideias bastante incomuns até mesmo para a poderosa indústria da música americana que elas conseguiram chamar atenção mundialmente, aparecendo no jornal britânico The Huffington Post e sendo indicadas pelo americano Perez Hilton.
Do dolls have hearts? Can people be moved by songs sung by dolls?
Em 2014 elas lançaram Femm-Isation, seu único álbum de estúdio até agora. Desse disco saíram 8 singles, além dos singles extraídos dos dois EPs lançados em 2014 e 2016, respectivamente. Inclusive o EP mais recente, intitulado Pow!/L.C.S., vem num combo com o primeiro trabalho delas, bem na vibe The Fame Monster da Lady Gaga, sabe? E se você já adquiriu o Femm-Isation digitalmente, dá pra comprar o Pow!/L.C.S. junto com um CD-R, para gravar e ter sua versão física do primeiro álbum. Genial, não?
Mas o que me pegou mesmo foi o recente lançamento delas, o single duplo Neon Twillight/Countdown, que são temas da Night Nation Run in Japan, o primeiro festival que une música e corrida no mundo. Diferente de tudo que elas já lançaram mas mantendo o mesmo conceito de manequins, as duas faixas são incríveis! A estética vintage/robótica é muito interessante, além das músicas serem viciantes. Não consigo tirar Countdown do repeat!

Manequins ostentando figurino Moschino, tá? Beijos
Música pra bater cabelo na balada
Como foi muito bem escrito no blog Why, Dougie?:
FEMM fez do que pode ser considerado um dos grandes problemas das artistas (Principalmente cantoras) pop, que é a falta de naturalidade dos movimentos deixando as coisas meio que robóticas, e transformou no grande trunfo do grupo, algo tão grande que não tem como falharem nem se elas quisessem.
E não falha mesmo, viu? Acho que vi umas duas vezes o clipe de Countdown e já tava amando essas duas. Estou desde já ansiosamente aguardando os próximos lançamentos das manequins do FEMM. 🙂
Fotos: Reprodução
Comments 2
Mannequin39
dez 19, 2016Amei! Melhor review de FEMM qu vi na internet até agora
Ianarã Bernardino
dez 30, 2016Fico feliz que tenha curtido! 😀