Editorial Les Sacrés Plaisirs

18 de agosto de 2016

Depois de um longo e tenebroso inverno (20 dias sem postar!), estou de volta com mais um trabalho massa que eu fiz na pós-graduação. Vocês lembram do primeiro, né? O editorial Goddess. Agora tivemos o módulo de Fotografia, e foi focado na parte mais técnica: iluminação em estúdio, aberturas, tipos de luz, etc. Como trabalho final produzimos um editorial utilizando três tipos de iluminação diferentes. E foi assim que nasceu o editorial Les Sacrés Plaisirs.

Começamos nos inspirando na ideia do Sagrado. Porém, depois de muito debate em grupo, acabamos adicionando dois elementos que foram decisivos para o resultado final: o Sadomasoquismo e o Minimalismo. Quando falamos em elementos sagrados/religiosos e em sadomasoquismo temos alguns elementos em comum aos dois universos: ambos são fontes de dor e prazer e ambos são executados por livre espontânea vontade. Assim como tem gente que passa horas ajoelhada rezando um terço, tem gente que passa horas amarrada e, nos dois casos, sentem a dor e o prazer inerentes a essas ações. O minimalismo entra a partir do momento que queríamos fugir dos excessos, que podem acabar ficando caricatos, ainda mais quando são abordados esses dois temas.

moodboard-editorial
O moodboard do editorial

E assim, depois de pensar bem no conceito e desenvolver o moodboard, passamos para a criação das imagens. Queríamos que fosse algo sutil, minimalista, mas que tivesse uma forte leitura semiótica. Por isso, para complementar as imagens, optamos por uma diagramação limpa e que permitisse que as fotos contassem sua própria história. O toque final se deu pelas frases de Nelson Rodrigues que casaram perfeitamente com o nosso trabalho, e que foram traduzidas para o francês para manter a unidade do editorial.

Mais uma vez quero agradecer aos membros do meu grupo, que sempre procuram entender as minhas ideias loucas e trabalhá-las para elevá-las à sua máxima capacidade. Além disso, esses serumaninhos lindos sempre compram a briga comigo e dão a cara a tapa em desenvolver os trabalhos mesmo quando os professores se mostram descrentes da nossa capacidade e do resultado final. Obrigado por tudo! ♥

LSP-1 LSP-2 LSP-3 LSP-4 LSP-5

By Ianarã Bernardino

Apaixonado por moda, música e tudo que é novo e interessante. Diretor Criativo, Stylist, & Designer.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *