8 maneiras de aumentar sua confiança, melhorar seu estilo e se divertir com a moda em 2017

25 de janeiro de 2017

Em vários posts sobre estilo pela internet, sempre lemos sobre cores, peças e modelagens e como combiná-las. Porém, para se ter um estilo incrível não adianta nada saber combinar todas as tendências da moda se você não tem o elemento principal: confiança para usá-las.

A confiança é uma grande parte dessa equação. Sem confiança você não consegue ser criativo nem expressar seu estilo pessoal ou se divertir com a moda. Ironicamente, as mesmas fontes que usamos de inspiração (revistas, blogs, Instagram, desfiles…) são também as principais propagadores de ideais de beleza e estilos de vida irreais, que acabam minando toda e qualquer confiança de nós, pobres mortais.

Mas eu acredito que nós temos a capacidade sim de ir além e usarmos as roupas como quisermos, nos divertirmos com a moda sem sucumbir à pressão da sociedade. Não precisamos parecer um modelo fitness ou uma blogueirinha de moda para sermos belos e felizes, não é verdade? A chave é trabalhar lentamente para mudar a mentalidade em relação a moda e estilo. E aqui estão nove princípios para ajudar você a começar!

Não espere – Vista o seu melhor agora!

Essa é uma das mais importantes. Seja perder peso, mudar de cidade, se formar, ganhar na Mega Sena, não importa: sua vida não vai ficar em stand by esperando você alcançar os seus objetivos! Nunca espere até algum ponto arbitrário no futuro para começar a se vestir exatamente como você quer. O seu estilo deve ser exercitado agora!

Separe as suas neuras do seu estilo

Não permita que as suas inseguranças interfiram no seu estilo pessoal. Mesmo que elas sejam verdadeiras (o que em muitos casos não são), elas não se encaixam no modo como você se veste. Ser mega lindo ou mega magro não são pré-requisitos para se ter um estilo fabuloso, além do mais se vestir de acordo com a sua personalidade vai melhorar a sua confiança e com certeza vai fazer você enxergar mais positivamente sua própria aparência.

Bitch, I’m fabulous!
Não imite os outros – desenvolva seu próprio visual

É claro que podemos nos inspirar nos outros, todo mundo faz isso. Mas de vez em quando acabamos indo um pouco longe nessa inspiração, ainda mais quando é alguém “mais bonito” ou “bem sucedido” (leia-se popstars ou atores de cinema). Isso acaba causando dois efeitos colaterais bem graves: aquela sensação de “grupos de clones” (quem nunca foi numa festa e achou todo mundo muito parecido?) e o pior que é a armadilha da comparação. Se comparar com quem quer que seja não faz nada bem para a auto estima, ainda mais quando falamos de uma celebridade, que teve toda uma equipe de profissionais por trás pra deixá-la daquele jeito.

Livre-se das roupas que te fazem se sentir mal

Se o seu guarda-roupas te faz se sentir mal toda vez que você o abre então é hora de fazer algo a respeito. Doe as roupas que você não cabem mais em você ou que não combinam mais com seu estilo, e as que estão muito velhas simplesmente livre-se delas. Seja implacável! E reserve o espaço do seu armário para peças que te façam feliz e que combinem com seu estilo de agora em diante.

Reescreva o seu monólogo interior

Preste atenção nas coisas que você diz a si mesmo na sua cabeça. Você fala consigo com respeito e compaixão, como fala com seus amigos mais íntimos? Ou você é um grosso e bastante tirânico? Note as frases negativas que você repete o tempo todo e treine-se para substituí-las por versões positivas e mais respeitosas.

Expanda a sua zona de conforto de moda peça por peça

Pense na sua zona de conforto como se fosse um músculo. Você pode treiná-lo, tornando-se mais confiante em relação à moda assumindo pequenos riscos. Use uma peça bem chamativa com as suas básicas, por exemplo. Ou então crie uma versão mais discreta de um look bem chamativo que tenha chamado sua atenção. Vá de passinho em passinho até que a sua zona de conforto seja grande o suficiente para caber todas as cores, modelagens e looks que você ama, não importando o quanto elas parecem desafiadores para você agora.

Iris Van Herpen Outono 2011
Encontre um modelo de confiança de estilo

Sempre somos nossos piores críticos, por isso pode ajudar ver as coisas sob outra perspectiva. Escolha alguém, celebridade ou conhecido em seu meio de convivência, que possua alguns dos atributos que você ainda não possui e que tenha um grande estilo e confiança. Toda vez que você não estiver tão seguro de um look de agora em diante, pergunte-se: será que XXXX usaria isso? 

Não deixe suas inseguranças mancharem seu verdadeiro estilo pessoal

Parece que já internalizamos muitas regras de moda autoimpostas (tipo “não fico bem de skinny jeans”) e automaticamente ignoramos certas coisas enquanto procuramos por inspirações e peças para compor nosso estilo. Para termos uma imagem mais exata de como é nosso estilo, imagine que uma fada madrinha te deu confiança total e irrestrita. O que você usaria? Experimente!

Fonte: Anuschka Rees
Fotos: Reprodução

By Ianarã Bernardino

Apaixonado por moda, música e tudo que é novo e interessante. Diretor Criativo, Stylist, Blogger & DJ Morbid Glamour.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *