6 maneiras de sair do básico

Antes de mais nada o que é básico? Segundo o dicionário Michaelis, a palavra básico significa: 1. Que serve de base; basilar; 2. Que é primordial, essencial ou fundamental. Porém, dentro da moda, dependendo do uso, essa palavra pode significar algo previsível, mediano, comum, não memorável — basicamente tudo que não queremos quando falamos em estilo pessoal, certo? E é esse o sentido que essa palavra é usada aqui. Mesmo se o seu estilo for básico, há formas de não ser sem graça. Então como elevar o nível do nosso estilo, muitas vezes com o que já possuímos em nossos gurda-roupas, e nos destacarmos no meio da multidão? É mais fácil do que parece, acredite. Continua lendo que você vai descobrir como “desbasicar” (existe essa palavra? hahaha) em seis passos:

Mude a forma de combinar suas peças

Você muda instantaneamente um visual quando combina as peças que você já tem de maneiras completamente diferentes. Tente, por exemplo, juntar uma peça mega formal com outra super casual. Misture algo super ajustado e sensual com outra peça mais volumosa ou estruturada. Nível de formalidade, cor, textura, modelagem, até mesmo a estação — tudo isso são elementos que você pode brincar para criar looks inexperados.

Quem não tem aqueles três ou quatro looks que a gente sempre usa combinado, quase como uniforme? Ou então comprar alguma peça porque “tá todo mundo usando”?  Então se você quer sair do básico, fuja do que todo mundo usa e seja verdadeiro consigo mesmo. Tire uma noite pra brincar de se vestir com suas roupas — tente combinar peças que você JAMAIS usaria juntas e veja o que acontece. Talvez você descubra looks incríveis. 🙂

jeans-casaco-bolsa-the-sartorialist
Homem com bolsa feminina? Tênis com casaco e jeans? Sim amores, vamos ousar que a vida é curta demais! (Foto: The Sartorialist)

Pense fora da caixa.

Muitos de nós temos uma certa preguiça de nos vestirmos. Frequentamos as mesmas lojas, muitas vezes compramos até as mesmas peças. Mas, se você quer se destacar, precisa quebrar esse hábito. Entre em lojas que você nunca entraria, vá a brechós, bazares, descubra novas marcas. Seu guarda-roupas fica muito mais interessante com essas peças únicas (ou quase-únicas). Pode ser uma jaqueta, um par de brincos vintage, uma calça jeans dos anos 80… Essas peças únicas é que podem elevar um look de básico para incrível.

Mary-Kate Olsen, que junto com Ashley são as rainhas do vintage, provavelmente adquiriu essa bolsa em algum brechó. Viu como uma bolsinha de festa antiguinha já dá uma nova cara pro combo jeans + camiseta? (Foto: Reprodução)

Pare de usar os cabelos sempre do mesmo jeito.

Os cabelos são muito poderosos. O mesmo look pode ter duas leituras completamente diferentes se você usar os cabelos de formas diferentes. Então, se você quer sair do básico, experimente usar seu cabelo diferente do que você está habituada. Seja um penteado diferente, um acessório legal nas madeixas, ou até mesmo só um babyliss básico ou um liso com volume/textura já fazem a coisa ficar diferentona. A chave aqui é não parecer que você forçou demais, entende? Se você não se sentir segura, peça pra uma amiga que entende do assunto ou um cabeleireiro de confiança ajudarem você com algumas dicas nesse setor. Agora, se você for mais ousada, que tal um novo corte de cabelo?

Como lidar quando a rainha do rabo de cavalo liso aparece toda ondulada? (Fotos: Reprodução)

Sapatos! Já pensou em variá-los?

Um dos métodos que os atores de teatro usam para entrar em um personagem, durante os ensaios, é usar os sapatos que eles usariam. Isso é porque nada define mais a sua posture e seu modo de andar do que o sapato que você calça. Então se você ama um salto, teste um dia sair de tênis ou de sapatilhas com o seu look favorito. Já se você é a pessoa do tênis, que tal usar aquela roupa mais esportiva com um salto ou até mesmo com uma bota? Experimenta bebê!

Talvez se essa moça estivesse de saltos o look não seria tão interessante, afinal acabaria sendo previsível, não é mesmo? (Foto: The Sartorialist)

Invista em jeans inesperados.

Se tem uma coisa que pode deixar seu armário instantaneamente mais interessante é um par de jeans inesperado. Como assim Bial? Então, eles podem ser de cintura altíssima, com uma lavagem bem interessante, vintage, ou bem largos, estilo marinheiro, saca? Tente evitar os que são muito rasgados, com cintura baixíssima, com muito brilho/bordado ou (pelo amor de Saint Laurent) as três características na mesma peça. Um bom jeans pode ser a base de vários looks com os sapatos e os tops que você já possui.

Repara só: poderia ser um jeans basicão, mas só de ele ser preto com as costuras brancas e uma modelagem completamente inesperada já dá outra cara pro look, né? (Foto: Cup of Couple)

Brinque com as proporções.

Nós, brasileiros, temos uma fama de sermos um povo bem sexy, certo? Apesar de não concordar muito, é só andar um pouco pra ver que as pessoas aqui adoram usar roupas mais coladas e curtas (até mesmo no inverno). Então, se você quer se destacar, comece a pensar em formas e proporções. Tente vestir um jeans super skinny com uma camisetona bem larga, ou um vestido bem fluido com uma jaquetinha mais estruturada. Ou então use tudo mais largo ou tudo colado mas sem a conotação sensual, sabe? São esses exercícios de proporções que vão dar “interessância” (obrigado Oficinas pelo termo!) aos looks e vão deixar você bem mais cool, acredite.

Proporções-The-Sartorialist
Não sei vocês também acham, mas mesmo ela estando com a roupa bem largona eu a acho extremamente sensual. Então, vai testar também? (Foto: The Sartorialis)

Fonte: Camille Styles
Imagem Principal: Leo Faria

Post Author
Ianarã Bernardino
Apaixonado por moda, música e tudo que é novo e interessante. Diretor Criativo, Stylist, & Designer.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *